O que é CFTV e qual as diferenças entre sistema analógico e digital?

Aplicativo de videomonitoramento de segurança em nuvem
Aplicativo de videomonitoramento de segurança em nuvem

CFTV e as diferenças entre analógico e digital

CFTV é a sigla que denomina um Circuito Fechado de Televisão, que consiste, basicamente, em um conjunto de câmeras de monitoramento, cujas imagens são exibidas em um monitor. O aparelho responsável por exibir as imagens no monitor, se chama DVR ou DDVR. Antigamente, este aparelho era conhecido como Stand Alone.

Com o DVR, as imagens podem ser gravadas ou apenas exibidas em monitores de controle e monitoramento de segurança, seja residencial, comercial, industrial, condomínios ou prédios.

Um conjunto completo de CFTV consiste em:

  • Câmeras de segurança;
  • Gravador Digital (DVR);
  • Monitores;
  • Sistema de Energia;
  • Sistema de Armazenamento em nuvem (mais moderno e seguro).
  • Aplicativos de celulares para visualização das imagens.

A escolha dos equipamentos está associado ao projeto de segurança, e este, por sua vez, está ligado ao valor patrimonial daquilo que deve ser protegido. Naturalmente, um sistema de segurança é planejado de modo a guardar bens de valores, mas especialmente a vida e integridade das pessoas.

Hoje, os sistemas de CFTV estão acessíveis de forma remota, como acontece com o aplicativo CamApp, sendo possível acessar e gerenciar imagens, recuperar histórico de vídeos, fazer downloads.

O armazenamento dos vídeos estão gradativamente sendo substituídos por sistemas baseados em nuvem, pois desta forma, a infraestrutura necessária para essa finalidade se torna mais econômica e, especialmente, mais segura, tendo em vista que os vídeos estarão armazenados em servidores remotos com redundância (replicação) em outros servidores, separados fisicamente um do outro. O que não ocorre com o armazenamento do vídeo de forma local, o que gera esforço técnico, manutenção constante e risco de fraude e acidentes.

Vantagens em usar um sistema de CFTV

Através do uso do CFTV, é possível que uma equipe de segurança monitore em tempo real e/ou remotamente o que está acontecendo em cada ambiente, 24 horas por dia. Com o monitoramento e as regras de segurança internas, estes profissionais, por sua vez,  tomam as ações necessárias quando alguma anormalidade é detectada.

Além disso, é possível armazenar as imagens em nuvem e deixá-las disponíveis pelo tempo em que for mais adequado a cada tipo de uso. Se você pretende usar o sistema de armazenamento em nuvem da CanApp em sua rede de segurança em uma residência, por exemplo, o tempo de armazenamento dos vídeos poderá ser menor, enquanto que em ambientes mais movimentados, como o comércio, já é necessário armazenar os vídeos por mais tempo.

Dessa forma, as imagens registradas ficam gravadas em nuvem e, quando necessário, podem ser analisadas posteriormente, auxiliando na identificação de suspeitos e até sendo utilizadas como provas em processos legais..

Outra vantagem é que a presença de um sistema CFTV, principalmente devido às câmeras, inibe a ação de criminosos e pessoas mal intencionadas, pois fica claro que tudo que está sendo feito naquele ambiente está sendo monitorado e registrado.

Sistema Analógico x Sistema Digital

Para entender bem o que é CFTV, é importante saber também a diferença entre os dois tipos de sistema utilizados, o analógico e o digital.

Os sistemas analógicos são utilizados desde o início, e neles as câmeras analógicas são conectadas aos dispositivos centrais (DVR), por meio de cabos coaxiais, Dessa forma, as imagens são exibidas em monitores específicos.

Com o sistema digital a qualidade de imagem é superior, pois são utilizadas câmeras com tecnologia IP, estas câmeras Ip são ligadas através de cabos UTP (cabo de rede) ao terminal central (NVR), que ao final podem disponibilizar as imagens de maneira remota, através de monitores HD e até através de computadores, tablets ou aplicativos para celulares, como os fornecidos pela CamApp. Neste link, os clientes da CamApp podem fazer o download dos aplicativos de segurança disponíveis para Android ou Iphone.

Apesar do sistema digital oferecer mais qualidade, os sistemas analógicos ainda são os mais utilizados. Isso devido ao legado construído durante às últimas décadas, principalmente ao seu custo que era menor, mas ainda mantendo uma qualidade aceitável. Os equipamentos digitais possuem mais a qualidade de detalhes das imagens é muito superior e essa tecnologia antiga e vem sendo a tendência do mercado atual e futuro.

Diferença de resolução de telas em equipamentos de videomonitoramento.
Diferença de resolução de telas em equipamentos de videomonitoramento.

 

Comente